Guia Trans para os Media: Um guia inclusivo para profissionais de jornalismo, edição & criação de conteúdo
O novo Guia Trans para os Media da TGEU fornece dicas sobre como cobrir histórias sobre pessoas trans e não-binárias, de forma ética e respeitosa. Contem referências a fontes fiáveis de dados verificados. Inclui também uma lista de alguns contactos de ativistas da comunidade e de organizações de direitos humanos.
Porquê um guia trans para os media?
O nosso Guia Trans para os Media baseia-se em conhecimento coletivo. Reúne uma diversificada gama de experiências sobre jornalismo informado e representação inclusiva de pessoas trans e não-binárias. Foi criado em estreita colaboração com entidades associadas da TGEU.
O que contém o guia?
O Guia Trans para os Media contém 5 partes fundamentais:
- Praticar – um guia prático sobre como relatar histórias sobre pessoas trans e não-binárias, com respeito e ética. Contém ainda referências fiáveis de fontes de dados verificados e contactos.
- Temas-chave – material introdutório sobre questões-chave que as comunidades trans enfrentam.
- Desmistificar– uma visão geral de mitos nocivos. Focamo-nos principalmente em mitos que são frequentemente reforçados através dos media com base em desinformação. São fornecidos factos reais, baseados em dados e evidência.
- Glossário – principais termos, adotados por organizações da sociedade civil e jornalistas com conhecimento sobre a temática trans.
- Notas essenciais: Breve checklist – um resumo de todas as recomendações. Podem ser utilizadas à parte deste guia.
Para quem é este guia?
Este guia foi elaborado especificamente para jornalistas, profissionais de edição e criação de conteúdo. Este guia reúne recomendações e informações provenientes de outras publicações e guias.